Arte de protesto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto - As cartas que escrevi para você

+2
Fil
Defensor
6 participantes

Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Sáb Jan 28, 2012 4:15 pm

Falaí pessoal, tudo certo?

Bom, minha ideia de projeto para as HQs ativistas é bem simples, relatando a consciência das pessoas diante da opressão e censura que estão sofrendo. Nas histórias, sempre one-shot, um indivíduo receberia uma carta sem remetente, relatando diversas informações e verdades para a pessoa, cujas reações são variadas. Eu tomei como referência principal para o plot a HQ 100 Balas, que tem uma ideia muito parecida. Teríamos uma diversidade incrível de histórias, com interpretações diferentes.

Quem quiser somente escrever, eu recomendo histórias curtas, entre 1000 e 2000 palavras, para ser fácil de divulgar e atrair o pessoal.

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Fil Qua Fev 01, 2012 7:19 am

Utilizar do ponto de vista das pessoas, de como elas (não) reagem aos assuntos que a cercam ou ficar só na reclamação é, para mim, um dos melhores temas à se discutir.

Pode não ser todos, mas grande parte da população sabe dos problemas sociais e, muitas vezes, também sabem como ajudar, mas preferem ficar na ingenuidade. Os problemas ambientais é de conhecimento de todos, mas ninguém faz nada para amenizar. É fácil falar que o ar está poluído, que existe muito transito, muitos carros na rua, não há area de lazer, lixo nas ruas e por aí vai. E o engraçado é ver essas mesmas pessoas jogando latinha pela janela do carro/ ônibus ou criticando a proibição das sacolas plasticas. Claro que dependemos de politicagem, mas a população não pode se abster da situação. Acho que "comodismo" exemplifica isso.

Só não entendi, Defensor, como que será o desenrolar da história após receber a carta. A reação da pessoa seria no rosto, em suas atitudes, no dia a dia ?

Fil

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Admin Qua Fev 01, 2012 7:18 pm

Isso dá um ar "anonymous". Curti Very Happy
O(s) remetente(s) das cartas poderiam usar algum simbolo (q não a mascara do v, eu acho). Podia mais à frente ter uma historia sobre um policial que tem que investigar tais cartas misteriosas. Será que ele cumprirá o "dever" ou vai receber uma carta tb e aderir à causa? Very Happy

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 25/01/2012

https://arte-ativista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Qua Fev 01, 2012 8:10 pm

Pode crer. Aí, acho que meu comentário anterior não apareceu O_O.

O plot meio "vago" seria para explorar esses diversos aspectos: revolta, comodismo, choque, indignação, dúvida. Pensei como primeira história a de uma mulher toda feliz da vida porque conseguiu todas as coisas que o materialismo oferece, e ao receber a carta, fica furiosa (e terrivelmente assustada) porque questionaram a vaidade tosca dela. Conforme ela começa a interpretar a carta, as coisas começam a fazer algum sentido na cabeça dela.

Tava pensando em um símbolo agora... será que uma seta com uma porta daria certo?

Admin está cheio de pensamentos policiais ultimamente xD.

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Joe de Lima Qui Fev 02, 2012 6:53 am

Essa uma questão nostolgica também: quem manda cartas hoje em dia?

É tudo e-mail, msn, sms, chat... carta mesmo, só algum assunto prodissional/pessoal ou (adivinhem!) contas. Sou capaz de apostar que tem muita garotada por ai que nunca recebeu uma correspondência de verdade.

Qual é o simbolismo da carta?

Não sei até que ponto essa reflexão pode pesar na história sem interferir com o lado denúncia, mas acho que vale a pena pensar.

Joe de Lima

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Admin Qui Fev 02, 2012 8:28 am

Sim. Um dos personagens pode trazer essa indagação ao receber uma carta.
"Quem diabos manda cartas hoje em dia?"

Outro ficar admirado.
"Uau! Uma carta? Nunca recebi uma antes. De quem será?"

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 25/01/2012

https://arte-ativista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Qui Fev 02, 2012 6:40 pm

Vou postar cincos plots de histórias para trabalharmos. São bem básicos, mas podemos expandi-los bem.

> Uma mulher de 30 anos tem a vida de seus sonhos: uma casa aconchegante, um marido perfeito e todas as regalias que o capitalismo pode oferecer. A carta misteriosa chega para lhe falar de seu comportamento materialista, e das desgraças (pensem aqui no que quiser, de provocar uma guerra a pisar em uma joaninha) que causou para ter aquela vida. As revelações que ela recebe a fazem perder tudo.

> Um garoto recebe uma das cartas misteriosas acreditando ser uma resposta que havia enviado a Papai Noel no natal do ano anterior para que seus pais parassem de brigar com ele por pensar em assuntos nos quais eles não tem resposta. Com a carta o garoto começa a enxergar as tolices que os garotos da mesma idade realizam.

> Um ativista começa a investigar casos de protestos que estão sendo impedidos pela polícia antes mesmo de serem realizados. A carta anônima oferece dicas de um traidor dentro dos movimentos, que o ativista terá de descobrir quem é.

> Um traficante de armas recebe a carta misteriosa avisando de seus podres como pessoa, e que o governo está prestes a pegá-lo. Com o conhecimento que o traficante já possui sobre os políticos, precisa fazer uma escolha sobre o que fazer.

> Uma mãe com dois filhos recebe a carta misteriosa. A mãe não cuida dos filhos com verdadeira dedicação, sempre queixando-se de como a vida dela poderia ter sido melhor se não tivesse engravidado cedo. Com a carta, ela começa a se olhar quanto a este comportamento escapatório, encarando questões como comodismo e responsabilidade.

Acho que exceto pela do ativista, não temos muitas relacionadas ao clima de revolta atual. ideias?

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  JoO Sáb Fev 04, 2012 7:59 pm

WOOOOOOOOOOOOOOOOW EU ADOREI!

(ps. eu mando cartas também)

nossa, isso é tão amplo, da pra imaginar centenas de situações diferentes, combinando pessoas diferentes e etc!

Mas o conteudo das cartas vai ser diferente pra cada pessoa, contendo dados pessoais (como no exemplo da mulher rica, vai ser voltado pra ela propria?)? pq aí o grupo de ativistas anonimos poderia se voltar mais pra pessoas influentes como politicos, artistas de tv, etc...
se bem que usar pessoas normais causaria bem mais impatco, né...

ai to tendo uma idéia, logo posto aqui rssrsrsrrs

JoO

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Admin Dom Fev 05, 2012 10:28 am

Acho que a carta deve ser a mesma pra todos. Isso dá a ideia de que a mensagem é sempre a mesma, não importa a quem se destina e que o ser humano, apenas de todas as diferenças sociais e escolhas, tem a mesma essencia. Todos sao responsaveis pela situação atual devido à mesma raiz: egoísmo, orgulho e vaidade. O nosso correspondente anõnimo sabe disso e trata todas as pessoas da mesma forma, desde o político corrupto ao porteiro do prédio. Do garçom no restaurante ao pastor evangélico.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 25/01/2012

https://arte-ativista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Admin Dom Fev 05, 2012 10:30 am

E pra fazer o gancho com os plots do Defensor, cada pessoa ao receber a carta pode ter seu proprio momento de epifania. Percebem por si mesmas como a mensagem lhe diz respeito de modo pessoal.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 25/01/2012

https://arte-ativista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Dom Fev 05, 2012 1:28 pm

A ideia que o admin mandou do conteúdo das cartas é boa. Só teríamos que fazê-la de uma maneira genérica (acho), para que qualquer um entendesse. Pensei em conteúdos diferentes, mas direcionados especificamente para a pessoa retratada nas histórias. Acredito que aqui aqueles documentários seriam uma boa para assistirmos ^^.

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  LordeAleister Seg Fev 06, 2012 8:59 am

Muito interessante esse projeto, acho que a idéia do Admin é boa, mas creio que se fosse uma carta direcionada para cada pessoa daria um tom maior de suspense, como se alguém estivesse observando a vida das pessoas...

Independente de ser uma carta genérica ou não, acho que ela deveria ter um estilo padrão, como um selo, tipo de envelope, para que na medida do decorrer das histórias as pessoas tivessem um certo receio de receber cartas...

LordeAleister

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/01/2012
Idade : 33

http://lordealeister.daportfolio.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Ter Fev 07, 2012 8:52 pm

Pessoal, conheci hoje um movimento interessante de narrativa gráfica, o La Nouvelle Manga. Ela mistura os conceitos do mangá (os roteiros e o experimentalismo) com os dos quadrinhos europeus, os franco-belgas mais precisamente (em termos de estética, desenhos e gêneros), criando umas obras interessantes. Vou deixar o artigo da Wikipedia que fala sobre e umas imagens para vocês darem uma olhada. Acho que cabe perfeitamente na ideia da HQ, o que vocês acham?

http://pt.wikipedia.org/wiki/La_nouvelle_manga



Projeto - As cartas que escrevi para você Yukikos_spinach_extract
Projeto - As cartas que escrevi para você 9782910946265_1

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Defensor Dom Fev 12, 2012 5:23 pm

Vamo lá pessoal, vamos dar um up nisso aqui o/.

Defensor

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto - As cartas que escrevi para você Empty Re: Projeto - As cartas que escrevi para você

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos